Furacão na Florida – O que acontece? Corro perigo? Como me preparar?

25/08/2012 at 5:24 pm

A Flórida por estar bem perto das Ilhas do Caribe e no Oceano Atlântico sempre corre risco de furacões.

Adicionado 29/08/12*************O PERIGO DO FURACÃo ISAAC JÁ PASSOU. ISAAC NÃO ESTA MAIS NA FLORIDA***************************************

 Epoca de furacão na Florida : Começando  a partir do dia 1 de Junho e vai até 30 de Novembro, com mais chances de furacões entre Setembro e Outubro.


hurricane Isaac

Esta previsto virar um furacão na Florida

Atualizado em: 26 de Agosto 2012 às 17:30 Graças a Deus Isaac decidiu não nos perturbar muito e esta cada vez se distanciando mais da Florida, parece que vai direto para New Orleans…infelismente, que pena pois em New Orleans eles sofreram bastante com o Katrina. Mas ainda teremos muita chuva hj e amanha, uma das minhas leitoras me escreveu e disse que está “presa no hotel” e que seu voo foi cancelado até amanha de noite. Chato isso, mas são coisas que não podemos prever.

Atualizado em : 25 de Agosto as 18:00 : Até agora somente esta previsto um pequeno furacão, categoria 1. Chegando amanhã mais ou menos as 4 da tarde. Parece que o furacão não vai atingir terra na Florida, mas teremos muitos ventos fortes e chuvas. A maior parte das atracões irão fechar amanhã e Segunda feira. As escolas  e universidades já avisaram que vão fechar na Segunda Feira, somente por precação… pela chuva. Isaac não é motivo para vc cancelar sua viagem, vc somente terá que ficar no hotel por 2 dias, sem sair. Tudo vai estar fechado de qualquer forma. ventos estão previsto 100km por hora.

 Sábado, Agosto 25 as 11 da manhã: Furacão Isaac está no Haiti neste momento indo para Cuba. Até agora Isaac está sendo considerado, pelos meteorologistas, somente uma tempestade torrencial. Mas está previsto mudar para furacão de categoria 1 quando atingir a Florida. Fique atento ao Guia Mais Miami se vc está chegando em Miami hoje, amanha ou Segunda-Feira. Dias: 25 , 26 ou 27 de Agosto. Sei que alguns dos meus leitores estão chegando em Miami amanhã por isso tentarei mantê-los informados da força de Isaac. Hoje a noite darei outro update.

O QUE ACONTECE SE ESTOU NA FLÓRIDA DURANTE UM FURACÃO?

Como já moro nos Estados Unidos há mais de 20 anos já passei por varios furacões, uns bem fortes como o  furacão Andrew que foi categoria 5 com ventos de 280 km/h e tambem Wilma, Charley, Katrina etc e outros fraquinhos, que apenas trazem muita chuva e uma ventania não muito forte. Todo Furacão, não importa a categoria causa destruição, uns apenas quebram sinais de transitos, placas, arvores e outros destroem uma cidade por completo.  Como foi o caso do Andrew, que destruiu Homestead em Miami. Não quero por medo em ninguem somente informar e educar sobre os nossos furacões, pois as pessoas que sofrem algum tipo de perda ou até morrem em furacões são as pessoas que não levam a serio os avisos de cuidados e  de evacuar a cidade. Nos Estados Unidos temos um sistema de previsão incrivel, varios dias antes do furacão atingir a Florida recebemos varias informacões via TV, Radio, Online  sobre o tamanho do furacão e o que devemos fazer para nos preparar etc.  Se o furacão for de categoria forte algumas cidades são aconselhadas a evacuar e 99% das pessoas saem de suas casas e viajam para outras cidades, para casas de amigos, familia ou hotel longe da sua cidade e longe do perigo. Mas como eles não são obrigados a evacuar e algumas pessoas decidem ficar em casa e as vezes coisas ruins acontecem para essas pessoas. Como o que aconteceu no furacão Wilma em Nova Orleans, varias pessoas não evacuaram e depois do furacão que destruiu quase toda a cidade, varios bombeiros e voluntários colocaram suas próprias vidas em perigo tentando salvar pessoas “cabeça dura” que decidiram não evacuar. Se o furacão for forte…Sua casa pode ser destruida e vc pode até perder sua vida.
Antes de evacuar as pessoas preparam suas casas, como na Florida temos vários furacões por ano, existem varias empresas que vendem e preparam casas para “receber” o furacão, como protegendo janelas, portas etc pois se vc não bloquear suas janelas e portas com madeira ou shutters proprias para furacão …o vento torrencial entra na sua casa destruindo tudo, algumas cidades estão em uma área super forte do furacão que as vezes não importa todas a preparação feita, sua casa perde  o telhado e com isso perde tudo dentro, imagine se tiver pessoas dentro de casa??
Enfim, Se você escutar e seguir os conselhos das autoridades na Florida, você estará seguro. Graças a Deus nunca perdi ninguém ou nada com os furacões da Florida, a não ser por algumas arvores.
  …

SE VOCÊ ESTÁ HOSPEDADO EM UM HOTEL EM MIAMI DURANTE UM FURACÃO

 O mesmo ocorre em hotéis, se certos hotéis estão na área que o furacão está previsto atingir, os hotéis são obrigados a evacuar os hospedes. Você terá que escolher entre ir para outra cidade e ficar em um hotel ou casa de amigos/família OU ir para os abrigos da Cruz Vermelha ou abrigos formados em escolas e universidades em Miami, geralmente para pessoas que não tem para onde ir. Nunca fui para um abrigo mas lembre vc vai estar com todo tipo de pessoas, incluindo pessoas que moram debaixo da ponte. Se eu fosse você eu iria para um hotel bem longe da área que você está. Mas as vezes vc tem que ir bem longe mesmo, tipo Orlando ou mais distante. Ainda me lembro uma vez que um amigo do meu irmão estava em Miami em uma viagem de negocios com o socio dele em epoca de furacão. O hotel falou para eles evacuarem e ir para o abrigo e ele me ligou, claro que os convidei para ficar conosco pois minha casa estava fora da area de perigo. Foi um furacão fraco e tudo passou rapido mas vc nunca sabe o que pode acontecer e a cidade de Miami se prepara bem para evitar um desastre total. Furacão sempre vem para Florida, pequenos, grandes e enormes. Se PREVENIR É A MELHOR SOLUÇÃO. Se vc está chegando aqui em Miami ou Key West amanha ou Segunda feira te aconselho a ligar para seu hotel e perguntar se eles irão evacuar ou se vc pode fazer o check in. Se vc esta chegando amanha, vc já vai estar chegando no meio das tempestades, te aconselho ir direto para o hotel e não sair até Segunda Feira de noite OU pergunte seu hotel se vc corre perigo ou se pode sair. Se os pedestres estiverem em Perigo os policiais não deixam ninguem sair de casa, eles te mandam de volta pra casa. É sério o assunto!
furacao andrew

Andrew teve um um grande impacto em Miami

QUAL O PERIGO DEPOIS DO FURACÃO?

Depois do furacão tenha cuidado nas ruas. Existem vários perigos depois de um furacão…arvores caindo, partes de predios caindo, os sinais de transito não funcionam, fios eléctricos pelo chão ou embaixo d’agua e varias pessoas por não ver o fio …podem ser electrocutados. Evite sair logo após a tempestade.

Se for um furacão forte…perdemos electricidade por vários dias, as vezes agua. Restaurantes não abrem por este mesmo motivo, então isso pode ser um problema para turistas. Os residentes se preparam comprando agua, lanternas a pilha, alimentos que não precisam de geladeira etc

Se vc quiser aprender mais sobre furacões continue lendo….

ventos fortes

Tudo que não esta amarrado…voa e isso pode ser perigoso se vc esta na rua.

 

 

….

 

O que é um furacão?

O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.Esses ciclones de grande intensidade são denominados de hurricane na América do Norte e na região do Caribe, de tufões no sudeste asiático e de willi-willi no Oceano Índico e na Austrália.

Como os furacões são formados?

Os furacões formam-se depois que os raios do Sol incidem durante vários dias sobre o oceano, provocando o aquecimento da massa de ar situada próximo de sua superfície líquida, quando a sua umidade se eleva. Quanto mais ar quente e úmido sobe, mais a temperatura diminui, o que favorece a condensação do vapor em gotas de chuva para formar as nuvens. Quanto mais umidade e calor existirem, mais evaporação irá ocorrer, o que poderia provocar o surgimento de várias centenas de tempestades.

Assim que o furacão toca o continente, ele encontra águas mais frias ao norte no hemisfério norte ou ao sul no hemisfério sul. O calor e a umidade necessários para a sua manutenção tornam-se insuficientes e começa o seu declínio. Além do mais, quando ele se desloca sobre o continente, o furacão perde rapidamente energia e velocidade em virtude de seu atrito com a superfície terrestre.

No interior dos furacões, os ventos variam de 117 km/h a 300 km/h. Segundo a sua intensidade, o diâmetro do furacão pode atingir os 2.000 quilômetros e pode deslocar-se por vários milhares de quilômetros. Alguns se deslocam à velocidade de 20 a 25km/h, apesar da velocidade excessiva dos ventos que o fazem girar.

Um fato curioso e notável é que no centro olho do furacão a tempestade é mais calma. Nesta zona, a pressão é muito baixa, podendo ocorrer ventos de somente 30km/h.

O maior perigo é quando um furacão atinge a costa, após ter percorrido uma grande extensão sobre o mar: produz então a denominada maré de tempestade. Um montículo de água se forma sob o centro do furacão, onde a água se eleva por aspiração. Sobre o oceano, esse relevo semelhante a uma bossa e ligeiramente visível vai crescendo à medida que se aproxima da costa. Ao tocar a costa, a água invade as terras, provocando destruições indescritíveis.

Como os furacões são classificados?

Furacões são classificados em três grupos principais: depressões tropicais, tempestades tropicais, e um terceiro grupo cujo nome depende da região.

  • Uma depressão tropical é um sistema organizado de nuvens e temporais com uma circulação de superfície definida sustentando ventos de menos de 17 metros por segundo (33 laços, 38 mph, ou 62 km/h). Não tem nenhum olho, e não tem a forma espiral de tempestades tipicamente poderosas.
  • Uma tempestade tropical é um sistema organizado de tempestades fortes com uma circulação de superfície definida sustentando ventos entre 17 e 33 metros por segundo (34 a 63 laços, 39 a 73 mph, ou 62 a 117 km/h). Neste momento, a forma ciclônica distintiva começa a desenvolver, entretanto um olho normalmente não é presente.
  • Furacão – no Oceano Atlântico Norte, Pacífico Oceano leste Norte da menção de lugar e data da notícia, e o Sul Pacífico Oceano leste de 160°E.
  • Tufão- no Oceano Pacífico oeste Noroeste da menção de lugar e data da notícia.
  • Furacão severo – no Pacífico Oceano oeste Sudoeste de 160°E ou Sudeste leste de Oceano Índico de 90°E.
  • Tempestade ciclônica severa – no Oceano Índico Norte.

Os furacões são categorizados em escala de 01 a 05 de acordo com a força dos ventos denominada Escala de Furacões Saffir-Simpson. Um furacão categoria 01 tem as mais baixas velocidades do vento, enquanto um de categoria 5 tem a mais forte velocidade do vento. Estes são condições relativas, porque as tempestades de categoria menor às vezes podem infligir maior dano que categoria mais alta dependendo do local onde acontece o fenômeno. De fato, tempestades tropicais também podem produzir danos significantes e perda de vida, principalmente devido as inundações. Também há uma versão polar ao furacão, chamado de ciclone ártico.

Boa Sorte e cuidado.
Lilian