Imigração em Miami – O Guia Definitivo

03/01/2013 at 7:34 pm

Bem um dos posts mais visitados aqui no Guia Mais Miami e o que gera mais dúvidas (e medo) é o que fala sobre imigração. (leia: Imigração em Miami, o que você precisa saber?)

Se você não pretende usar o artificio da figura abaixo para entrar nos EUA, aqui vão algumas dicas de um viajante que já passou algumas vezes pela imigração dos EUA (e sobreviveu a todas!).

Isso não é a Imigração , acredite!

Isso não é a Imigração , acredite!

Muitas pessoas ficam apreensivas sobre o que fazer, o que falar, como agir, o que escrever no formulário e todas essas coisas.

Bem vamos tentar esclarecer as coisas para que você possa começar sua tão sonhada viagem em paz, por que ninguem merece passar meses planejando uma bela viagem e depois passar oito horas no avião a caminho de Miami com a sensação de que vai ser deportado (ou devorado por um agente de imigração!!!).. Realmente não vale a pena tanto sofrimento.

Primeiro ponto a esclarecer: quem deve passar pela imigraçao nos EUA?

Todos os passageiros que chegarem nos EUA ou estiverem fazendo conexão para outros países.

Ou seja, se você está indo para os Estados Unidos, ou irá fazer uma conexão lá, obrigatoriamente irá ter que passar pela imigração no primeiro aeroporto que desembarcar. Essa é uma grande dúvida de quem está indo por exemplo para o Japão, Cancun  ou Hawai e irá fazer uma conexão na terra do Tio Sam, portanto, se esse é o seu caso, está respondida a pergunta: SIM VOCÊ IRÁ FAZER IMIGRAÇÃO ASSIM QUE POUSAR NOS EUA, FICANDO POR LÁ OU NÃO !

abaixo seguem as prinicipais dúvidas (recorrentes) de muitos de nossos visitantes

Tenho que preencher algum formulário?

SIm o I-94, veja modelos abaixo:

formulario imigraçao Miami

Modelo formulario Imigraçao

Detalhe do Formulario i-94

Detalhe do Formulario i-94

Você receberá esse formulário no avião antes do desembarque, se tiver duvidas em seu preenchimento, você pode pedir ajuda a algum passageiro. Você deve chegar com ele preenchido no guiche da imigração. Procure coloca-lo dentro do passaporte na folha onde tem a sua foto. Deve ser preenchido um para cada pessoa, mesmo se estiver em família.

 IMPORTANTE: Uma parte deste formulário será destacada pelo agente de imigração e será devolvida a você. Guarde-a e não a perca. Você deverá devolver ela ao sair dos EUA.

Para ver instruções completas de preenchimento do formulário I-94 (em Inglês), clique aqui.. (Dica: você pode usar o Google tradutor se tiver dificuldades com o Inglês )

 

Ao desembarcar como chego até a imigração em Miami?

Ao sair do avião você seguirá por um caminho único até a imigração. Siga  as placas onde está escrito ‘Passport Control‘, ou seja, onde é realizado o controle de passaporte , mas relaxa que está todo mundo indo para o mesmo lugar, logo não há como se perder :). Você terá que pegar um tipo de metro interno no aeroporto de Miami para se deslocar da área de desembarque até a Imigração, mas é jogo rápido!

Após o metrô e uma caminhada, você chegará a um grande salão com vários cones formando filas, normalmente se chegaram muitos voos internacionais essa visão ai embaixo será apenas um sonho distante, pois as filas estarãm absurdas. Entre na fila e aguarde com o passaport e o I-94 na mão e v6e se não faz muita muvuca. nada Pior que muvuca em fila de imigração. :(

Saguão da área da Imigração em MIami

Saguão da área da Imigração em Miami (nos meus sonhos)

Quando estiver chegando ao fim da fila aguarde o agente que fica organizando a fila mandar você para algum guiche/box, eles normalmente estão por lá para organizar a entrada nos guiches. Não ultrapasse a linha no chão até ser chamado.

Imigração no Aeroporto de Miami

Guiche da Imigração

Quanto tempo vou gastar no processo de imigração?

O processo de passar pelo agente, normalmente não demora mais do que 5 minutos, quando tudo está em ordem e ai você já será liberado para a segunda fase – A ALFÂNDEGA.

DICA DE OURO: se você for fazer conexão para outro lugar, procure deixar uma janela de pelo menos 3 horas, pois em dias de muito movimento chega a se perder mais de uma hora somente na fila.

Estou viajando com um amigo, com meu namorado, com meu vizinho, como o filho do dono da mercearia da esquina e não falo lhufas de inglês, podemos entrar juntos no guiche da imigração?

Não. Somente é permitido a entrada de grupos da mesma familia no guiche/box da imigração.  Em nossa última  viagem minha sogra passou conosco na imigração sem problemas. Viu, quem disse que sogra não é parente! :)

O agente de imigração fala português?

Normalmente não. Eles falam inglês (ÓBVIO!!) e alguns falam espanhol. tem gente que acaba se virando com um portunhol fajuto quando necessário. Mas em caso da coisa ficar feia e não haver possibilidade de comunicação eles ou você mesmo solicitam algum agente que fale portugues. Portanto Relaxa!

Importante: Caso você não fale lhufas de inglês poderá solicitar um tradutor. Sugiro que você faça isto caso não entenda as perguntas. É melhor solicitar um tradutor do que responder alguma das perguntas de forma equivocada e absurda e com isso ter a entrada negada.

Tenho que mostrar algum comprovante?

É interessante você ter em mãos, caso seja solicitado, um comprovante da reserva do hotel, ou endereço que você irá ficar, comprovante de aluguel de carro, comprovantes de passeios já reservados etc.

Caso vá para a casa de algum amigo tenha o endereço dele para o caso de ser solicitado, apesar de ja ter escrito isso no I-94. (vide figuras acima). Mas não vai me chegar com comprovantes de IR, holerites, escritura da casa, vale alimentação e coisas do tipo para mostrar que vai voltar pro Brasil. Fique prestando atenção ao agente e SE ELE LHE PEDIR ALGUM COMPROVANTE ai sim você lhe fornece, ok? Entendido? Então beleza. :)

O que o agente de imigração vai me perguntar?

Ele normalmente fazem perguntas simples como :

  • Qual sua profissão?
  • Qual o motivo de sua viagem?
  • Quanto tempo pretende ficar?
  • Para quais cidades vai?
  • Tem algum amigo nos EUA?
  • Quanto dinheiro leva?
  • Onde ficará hospedado?
  • Já esteve nos EUA antes? Quando?

Alguns são mais simpáticos e puxam um papinho, mas no geral são bastante formais, por isso fique na sua e só responda o que for perguntado. Não enrole e nem fique lendo emails no celular quando o agente estiver te entrevistando. Tenha foco e se liga né!

O que mais ele me solicitará?

Seus dedos, mas não os irá cortar, como você talvez imagine. Somente irá colher suas digitais de ambas as mãos e tirar uma foto, se tiver de óculos escuros ou não tire-os.

Sou estagiário, estudante, sem teto será que vou conseguir entrar?

Olha isso vai muito do seu comportamento ao passar pelo agente. A impressão que tive é que na verdade eles estão mais interessados no que você vai fazer lá e não o que você faz aqui (no Brasil, no caso!). Essa coisa de emprego, bens, patrimonio é mais para você conseguir tirar o visto. Se você está de malas prontas para entrar nos EUA é por que já tem o visto (caso não esteja pensando em usar o artificio da primeira figura deste post), logo mantenha o foco em sua viagem e não na sua situação aqui no Brasil…

A tia da irmã da minha vizinha está ilegal nos EUA e vou ficar na casa dela, pode dar problemas?

Quer saber minha opinião sincera? Não faço idéia. Lógico que você nao vai chegar pro agente e falar que vai ficr na casa de alguem ilegal, mas o fato de você dar um endereço de alguém que já mora lá não quer dizer que o cara (ou a mina!) vai te barrar. Alias se o dito cujo que você conhece tá ilegal ele não existe para a imigração (LÓGICO!!) Enfim quer tirar isso da cabeça? Arruma o endereço de um hotel e manda ver no I-94. O problema é se o pentelho te pedir algum comprovante da reserva. Ai meu caro(a) a casa pode cair :(.

Enfim em minha opinião é sempre melhor falar a verdade e manter a calma.

Vou chegar em um vôo e meus pais vão em vôo no outro dia, o que falo quando passar na imigração?

Relaxa e fala a verdade ue!

Estou indo para Miami para ficar na casa de um amigo que conheci na internet, o que falo?

Pô,  fala sério, o que tem de mal nisso?? O máximo que pode acontecer é seu “amigo”ser um serial killer e ai você vai “ficar” nos EUA para sempre, se é que você me entende. rss

Seu amigo da internet! ;)

Seu amigo da internet! ;)

Bem brincadeiras a parte, se você esta indo para a casa de alguém com endereço fixo lá nos EUA, talvez valha a pena pedir uma carta convite, explicando que está indo passar férias na casa do fulano de tal , endereço tal etc etc.. Na hora H se você tiver problemas, saca a carta da manga ou da bolsa e mostra para o Agente, sem traumas.

 

No momento estou desempregado, isso pode dificultar minha entrada nos EUA?

Cara se você conseguiu o visto, relaxa. O agente não vai te perguntar se você ta desempregado, isso você tem que mostrar e provar e no consulado ao tirar o visto.

Preciso de quanto em dinheiro para conseguir passar na Imigração?

Bem 500 dolares em espécie é bom ter. Lógico que dependendo do tempo que irá ficar terá que apresentar também uns cartões de crédito para dar veracidade a sua história de turista :)

Já fui aos EUA duas vezes e fiquei alguns meses “a mais” que meu visto de permanência permitia, isso pode me gerar algum problema?

Bem atualmente eles estão controlando tanto a entrada quando a saída, por meio da parte destacavel do formulário I-94. Por isso se você saiu depois de 2000 ( esse controle mais rigoroso começou após os atentados de 11 de setembro) e não declarou sua saída ou declarou ela muito depois do venciemento do seu visto de permanência, pode ser que você tenha problemas sim. Sorry!. Minha santa mãezinha hoje tem greencard, mas em uma das últimas vezes que ela entrou ainda com visto normal o agente encrespou por que ela havia saído com 6 meses sendo que o visto de permanencia dela erá de 3 meses.. No fim liberaram ela, mas como eu disse pode sim dar problema.

Tenho um amigo(a) ilegal nos EUA isso pode me gerar algum problema?

Bem como já disse a imigração nao tem controle de quem está lá ilegal. Eles não tem bola de cristal! Por isso meu conselho, mantenha sua boca fechada e como seguro morreu de velho, não leve nos seus pertences nada que indique que está indo se encontrar com alguém ilegal (tipo carta, cartao postal da estatua da liberdade falando da maravilha de ser ilegal nos estates, email no seu super smartphone, etc etc)

Se o agente me negar o visto de permanência posso reclamar com alguém para rever a situação?

Não. Os agentes tem a última palavra quando se trata de dar ou não permissão de entrada e lá a coisa funciona, acredite.

Se ele negar sua entrada meu caro, você será convidado a embarcar no próximo avião de volta para seu lar.

E como acaba esse martírio?

Bem depois que você responder as perguntas, tirar as fotos, as digitais e ele te admitir (tomara, né?!?), você ouvirá um som que parecerá música aos seus ouvidos : UMA CARIMBADA . SIm ele irá carimbar seu passaport com o famoso Admited in xx/xx/20xx… Pronto você está liberado, dentro dos EUA e quase pronto pra curtir as férias. Eu disse “QUASE”. What? Me perguntaria você. Porque você ainda tem que pegar suas malas e passar na alfândega. Mas isso é coisa pra outro post :).

Posso ser “convidado” a ir para algum lugar especial para prestar esclarecimentos?

Infelizmente sim. A santa mãezinha dos autores deste humilde Blog , a D. Ieda,  já foi “convidada” para visitar a salinha da imigração e olha que ela tem mais de 60 anos.na época ela não tinha green card e ficou realmente muito preocupada e nervosa. Conta que na tal salinha é cheio de gente das mais variadas nacionalidades e com aparências que vão do normal ao extremamente extravagante, para dizer o mínimo. Mas fora a tensão no fim das contas ela foi admitida (ufa, já pensou se deportam a velhinha!!!). Mas infelzmente também sei de casos que a pessoa foi no fim das contas deportada, logo ir para a famosa “salinha”não quer dizer que você será deportado, mas existe sim essa possibilidade. Mantenha a calma e tente responder a todas as questões que lhe forem perguntadas, se não se sentir seguro no inglês chame um tradutor.


Bem essas foram as perguntas que mais respondemos nos últimos 12 meses por aqui.

Se você tiver mais alguma dúvida, já tiver passado por uma situação estranha na imigração ou tiver uma resposta diferente para as perguntas acima, ajuda a gente nos comentários, ok?

Alias deixo claro que tudo aqui escrito é fruto de experiências pessoais e de amigos que ja passaram pela imigração e algumas perguntas foram nos enviadas por visitantes do site, por isso não tome nenhuma dica como verdade absoluta, elas são simplesmente dicas, ok?

Acho que o mais importante quando se trata de passar na imigração de qualquer pais é falar a verdade e manter a calma. Quem não deve não teme, tenho dito!

 

Forte abraço,

Se este post lhe ajudou, clique no LIKE abaixo ou do lado para curtir o Guia no Face! Obrigado!

Marcos

Ps1.:Indo para Miami e não conheçe bulufas? Clique no link a seguir e pede um Roteiro Personalizado de compras e passeios  em Miami para a Lilian! O precinho é camarada e vale super a pena!

Ps2.: E você já tirou seu visto americano? Tem dúvidas ? Tem alguma história para contar de como foi para tirar seu visto?

Clique na figura abaixo e participe de nosso Fórum sobre o Visto Americano. Lá você lê depoimentos e pode fazer e responder perguntas a vontade . Participa vai, para de ser preguiçoso(a)! :)

forum